Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de novembro de 2008

O meu azul é melhor que o teu – A relatividade dos gostos (Fer Suguiama)

Será que os proprietários de fuscas azuis já notaram o quão violenta fica a cidade quando eles saem de carro para um simples passeio? Pois é. Para aqueles que não conhecem a brincadeira, é simples: basta você ver um fusca AZUL, e pronto: pode esmurrar o colega ao lado. Tudo isso, claro, gritando a famosa frase: “Fusca azul!”. Nem precisa fazer tratado algum, já que, mesmo sem saber das regras, você pode ser ‘vítima’ desta frase a qualquer momento. Eis que surge uma dúvida: e por que não um ‘fusca amarelo’? Ou nem que fosse verde, vermelho, preto (fuscão preto!)... Aliás, não pode ser só um fusca mesmo?
.
Certa vez, assisti a um episódio do sádico desenho “Uma família da pesada”. No capítulo, um homem faz mágicas para deficientes visuais. “Essa é sua carta?” – “Eu não sei, eu não enxergo.” – “É uma carta vermelha?” – “Eu não sei o que é vermelho” – “Tcharam!”. Isso dispensa comentários...
.
Quem ou o que é que garante o azul do céu? Digo, como saber se o MEU azul é o mesmo azul que o SEU? Vai que a sua cor predileta é o verde e a minha é o roxo, e nós gostamos delas justamente porque a vemos da mesma maneira? E não só para cores, para tudo... Gosto não se discute; cada um tem a sua opinião; a humanidade é dividida em dois grupos: os que acreditam nisso, e os que não... E por aí vai...

Caminhando pelas ruas da cidade, eis que vejo uma cena inusitada: “Grama verde! Soquinho!”. Pronto, já começavam a revolucionar. Tal pessoa foi questionada sobre a inovação da cor, e do objeto. “Tá bem, grama azul, então!”. O que me chamou a atenção não foi o fato de alguém imaginar uma grama um pouco mais, digamos, cor-de-céu. Mas, peraí! Que cor é o céu? Por que o céu é azul? Não vá me dizer que é porque Jesus era menininho, e que se fosse menininha o céu seria rosa. Não vá me dizer também que é porque o pouco comprimento da onda luminosa ‘azul’ se dispersa melhor sobre ele. Também não vá me dizer que o céu é azul...
.
A relatividade dos gostos vem da diversidade de pensamentos, costumes, vontades e azuis de cada um.

4 comentários:

Anônimo disse...

hahahahhaha
Essa historia de fusca azul acontece lá no meu curso de Odonto!! Tem vezes q eu penso mesmo em como será q as outras pessoas enxergam algo q eu acho q vejo diferente delas.. texto divertido, e... fusca brancooo!!

beijos

Anônimo disse...

Detalhe:

GRAMA AZUUUUUL!!!

Anônimo disse...

Muito legal o texto, eu nunca brinquei de fusca azul, mas esse negócio de cores é bem verdade, não dá para afirmar que todos veem as coisas iguais, não dá para afirmar que existe um gosto certo, mas eu saquei a ironia no titulo do seu artigo, bem legal. parabéns

Annelize Tozetto disse...

Cara, eu tomei um soco ontem por causa do Fusca Azul. Oo

Related Posts with Thumbnails