Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de outubro de 2010

Com o fim da crise, aumenta o desejo de voltar ao oriente


Quando voltou do Japão em dezembro de 2008, Cláudia Komiya esperava ficar apenas dois meses no Brasil. Afinal, ela havia deixado o emprego garantido no Japão. Porém, a crise mundial e a demissão em massa na fábrica de Shiga-ken que ela trabalhava acabaram prorrogando as “férias” no Brasil. Na época, ficou com medo de retornar ao Japão e não conseguir trabalho. Agora já pensa mais seriamente em voltar para lá.

A vontade de voltar para o Japão está mais forte do que nunca, tanto que Cláudia já está providenciando a documentação para a viagem. “Como a crise está passando, ano que vem eu vou para lá. A única coisa que me prende no Brasil agora é um curso de web designer que estou fazendo”, afirma Cláudia.  Ela mora em Ilhéus-BA e diz que apesar de estar no Brasil, sempre está com a cabeça no outro lado do mundo. “Sinto muita saudade do Japão”, conta.

Atualmente Cláudia trabalha em uma fábrica, mas o salário é bem menor do que o ganho no outro lado do mundo: “Financeiramente está difícil. Estou trabalhando para ganhar um salário mínimo”, diz Cláudia. Além do fator financeiro, ela vê outras vantagens do Japão em relação ao Brasil. “Aqui não tem como andar na rua sem medo. Sem falar que sinto falta da educação dos japoneses e da limpeza das ruas”, fala Cláudia.

Cláudia também se diz chateada em questão de entretenimento no Brasil. Desde que voltou, ela conta que não tem aproveitado muito: “Lá no Japão eu sempre ia a baladas japonesas. Aqui é difícil. Até porque na Bahia só toca músicas que eu não gosto. Por isso fico mais em casa mesmo”, diz a garota que em 2011 espera deixar a terra do rebolation para festejar ao melhor estilo japonês a sua volta para a terra onde ganha bem e pode se divertir. 

Reportagem publicada no jornal NippoBrasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails