Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

18 de maio de 2009

Pedestres de Ponta Grossa são prejudicados pela falta de semáforos

Os problemas de trânsito em Ponta Grossa são grandes e não são somente os motoristas que sofrem com eles, os pedestres também são afetados por estes problemas. Em toda a região do centro de Ponta Grossa existem apenas 2 semáforos para pedestres, um em frente ao Palladium Shopping Center e outro em frente ao Centro Comercial, o Paraguaizinho.
Um dos cruzamentos mais complicados para a travessia dos pedestres é o da Rua Balduíno Taques com a Rua Doutor Penteado de Almeida, já que ambas as ruas são de duplo sentido. O tempo em que os dois semáforos ficam no sinal vermelho é muito pequeno, tornando difícil a passagem, reclama o pedestre Vítor Wilson Correa. “Nem consigo imaginar alguma pessoa com deficiência física atravessando aquele cruzamento, mesmo que na faixa de pedestres”, diz Vítor.
Segundo Mauro Nunes de Lara, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfico Viário, da Autarquia de Trânsito de Ponta Grossa, a questão da sinalização viária da cidade está para ser resolvida em breve. “Estamos desenvolvendo em parceria com a Secretaria de Planejamento uma revitalização da sinalização das vias públicas da cidade.” Segundo ele, a revitalização terá três fases. Em primeiro lugar, a mudança da direção do sentido de algumas ruas, para que o tráfego flua melhor, etapa essa que já está em andamento, segundo Mauro.
O próximo passo seria a padronização da sinalização próxima às escolas. “Hoje as proximidades de cada escola tem uma maneira diferente de sinalização. Com a padronização, fica mais fácil tanto para um motorista quanto para um pedestre que nunca esteve naquela área identificar que ali existe uma escola”, explica Nunes.
A terceira e última etapa seria a troca de alguns semáforos antigos que vem apresentando muitos problemas e a instalação de semáforos para pedestres. “Como existem alguns sinais que são muito antigos, a controladora [central de processamento de dados que controla o tempo em que cada semáforo permanece em cada cor] deles não é é compatível ou não suporta a instalação de um sinal específico para pedestres”, explica Nunes.
A Autarquia de Trânsito está testando um novo tipo de sinal, chamado Led. Ao invés de lâmpadas, esse semáforo utiliza pequenos cristais que se acendem, aumentando a visibilidade e consumindo menos energia. “Como a controladora deste novo tipo de semáforo é mais moderna, facilitaria a instalação dos semáforos de pedestres. Mas bastaria aumentar o tempo em que os sinais do cruzamento ficariam fechados para que o pedestre pudesse atravessar com calma e segurança, dispensando até mesmo um semáforo exclusivo para eles”, defende Nunes. O primeiro semáforo com o sistema Led está sendo testado no cruzamento entre a Rua Balduíno Taques e a Avenida Doutor Vicente Machado, próximo a própria Autarquia de Trânsito.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails