Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

30 de novembro de 2009

Legislativo pontagrossense ignora internet para comunicação com eleitorado

Entre 15 vereadores de Ponta Grossa, apenas um possui página na web. Eles não utilizam nem mesmo o site da Câmara Municipal para a divulgação de seus trabalhos. A página só atualiza a ordem do dia das sessões.

Os vereadores de Ponta Grossa não costumam utilizar a internet para mostrar aos eleitores o que fazem durante seus mandatos. Dos 15 parlamentares de Ponta Grossa, apenas o vereador Alessandro Lozza Pereira de Moraes (PSDB) possui um site e um blog.

A assessora de imprensa da Câmara Municipal, Josy Tibério, fala que o site da casa é inoperante. “Apenas nesse mês [maio] é que o nome dos novos vereadores foi atualizado”, conta Josy.

Várias justificativas foram apontadas pelos vereadores para não possuírem endereço na internet. O assessor do vereador Valfredo Laço Dzázio (PRP), Caio Augusto Nogueira, conta que Laco tinha um blog apenas durante a campanha eleitoral. “O blog foi bem útil na campanha eleitoral. Um dia tivemos 250 visitas, mas ele foi desativado, pois o layout da página era direcionado à campanha”, disse o assessor.

Ele disse também que atualmente o Laco e sua equipe têm outras prioridades, como cuidar de “problemas administrativos que o vereador enfrenta no momento [referentes a CPI do rombo da câmara]”.

O diretor jurídico da Câmara, Guilherme Buhrer, explica que não há problema algum de um vereador publicar suas ações em um site “não-oficial”. “A única limitação é no período eleitoral, onde a divulgação das ações do vereador pode ser considerada propaganda eleitoral”, conta Buhrer.

A vereadora Ana Maria Holleben (PT) afirmou que teve um site no mandato passado [2005-2008], mas ele teve que ser fechado justamente por causa das eleições em 2008. “Tínhamos o site e fechamos no período eleitoral. Agora queremos fazer outro, mas ainda não há previsão de entrar no ar”, disse Ana Maria.

Os outros vereadores de Ponta Grossa dizem que usam apenas o endereço de e-mails do site da Câmara. Alguns vereadores dizem que trabalham a ideia de construir um site com informações do mandato, outros afirmam que não têm interesse de construir uma página.

A professora de Webjornalismo do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Maria Lúcia Becker, considerou o desinteresse dos vereadores pela utilização da internet como “uma situação grave”. Disse também que o pior é a questão da transparência, pois os políticos têm a obrigação de prestar contas à sociedade. Ainda mais por se tratar de ferramentas gratuitas, como blogs.

Já Alessandro enfatizou a sua experiência de ter uma página na internet. “Fico feliz de poder mostrar ao meu eleitorado tudo o que eu faço na Câmara. Tenho planos futuros de colocar material para a imprensa no site, como por exemplo, algum projeto formulado por mim, já que na internet o espaço é ilimitado”, contou Alessandro.

Ele ressaltou a importância dos políticos utilizarem a internet para divulgar seus trabalhos: “Através do e-mail, o eleitor pode se comunicar com o político. Para acompanhar o que ele faz, só com o site e o blog mesmo”, disse Alessandro, que nesse quesito está na frente de seus colegas.

Reportagem publicada no site Portal Comunitário em 2009

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails