Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

3 de dezembro de 2009

Portal dos Periódicos busca organizar e divulgar revistas científicas da UEPG

O Portal dos Periódicos, lançado no dia 27/07, é um espaço onde estão reunidos os artigos científicos das principais revistas da Universidade, disponibilizados com o uso de software livre. Com o crescimento da divulgação, pesquisadores pretendem aumentar o número de citações em suas atividades científicas. Até então, as publicações eram disponibilizadas separadamente na internet, o que dificultava a busca dos artigos.

A diretora da Editora da UEPG, Beatriz Nadal explica o que muda com o Portal dos Periódicos: “Agora a informação está mais organizada para se ler. Com o Portal, colocaremos o nosso conteúdo em outras bases indexadoras, assim aumentado a divulgação e citação dos artigos das revistas da UEPG”. Com mais citações, pesquisadores e periódicos melhoram seus indicadores bibliométricos [ver boxe].

Outra mudança com o Portal dos Periódicos está relacionada à editoração das revistas, que a partir de agora será feita eletronicamente. “Antes, a pessoa mandava o artigo para avaliação via correio. Hoje, pode mandar pelo Portal dos Periódicos, que vai direto aos avaliadores. Isto facilita muito”, afirma o estudante Rafael Muños, que faz estágio na Revista UNILETRAS.

Algumas publicações da UEPG, como a revista de Direito Lumiar, ainda não estão disponibilizadas no Portal dos Periódicos. Nadal diz que apesar do treinamento dado aos editores, o grupo está bastante heterogêneo. “Acredito que seja questão de tempo até todos dominarem as plataformas, mas se alguém encontrar dificuldades na editoração, com certeza ajudaremos”, diz a diretora da Editora da UEPG.

Outras universidades estaduais já contavam com o espaço para divulgação de suas revistas científicas. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem o Portal de Periódicos desde Outubro de 2007 e a Universidade de Londrina tem o espaço há mais tempo ainda. “Não tenho certeza da data, mas com certeza o espaço existe há mais de cinco anos”, afirmou a responsável pela livraria da UEL, Adelina Mitsunaga.

Indicadores Bibliométricos

Os indicadores bibliométricos são índices que medem a produção científica de pesquisadores e periódicos. Os principais indicadores existentes na atualidade são o Fator H, o Fator de Impacto e o Qualis. Os critérios de cada indicador que medem a produção científica de pesquisadores e universidades são:

Fator H (H-Factor): é calculado através do número de citações em relação ao número de publicações de um pesquisador. Se um pesquisador teve uma citação de um artigo seu, o Fator H é igual 1, se teve dois artigos com no mínimo duas citações cada, seu Fator H é igual a 2.

Fator de Impacto (Impact Factor): também é baseado no número de citações em relação ao número de referências dadas às revistas científicas. Para se chegar ao Fator de Impacto, faz-se a divisão do número de citações pelo número de artigos publicados.

Qualis: é uma classificação feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O índice leva em conta a qualidade e a circulação dos periódicos e classifica-os com os seguintes conceitos: A1, A2 , B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 o melhor índice e C o pior.

TABELA
Veja o Fator H, o Fator de Impacto e o Qualis das revistas que estão no Portal dos periódicos da UEPG:
Emancipação Fator H7 - Fator de impacto 1,13 - Qualis B2~B5
Olhar de Professor Fator H3 - Fator de impacto 0,18 - Qualis B4
Práxis Educativa Fator H2 - Fator de impacto 0,20 - Qualis B2
Publicatio UEPG Fator H4 - Fator de impacto 0,75 - Qualis B4~C
Revista Conexão Fator H2 - Fator de impacto 1,82 - Qualis B5
Revista de História Regional Fator H5 - Fator de impacto 0,59 - Qualis B3
Revista Int. de Folkcomunicação Fator H2 - Fator de impacto 0,12 - Qualis B5
Terra Plural Fator H1 - Fator de impacto 0,12 - Qualis B4
Uniletras Fator H4 - Fator de impacto 1,11 - Qualis B5
*Fontes: Capes e Harzings´s Publish or Perish (Ano 2009)

Boxe II (Serviço)
O endereço do Portal dos Periódicos é http://www.uepg.br/editora/periodicos/

Reportagem publicada no jornal Foca Livre em 2009

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails