Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de março de 2010

Luis + Silvio + Paulo = Jocelito

Desde sexta-feira o Brasil inteiro fala de apenas um assunto: o assassinato do cartunista Glauco. Quer dizer, quase todo o país está focado neste fato. No Paraná algo parece ter se tornado tão importante que ultrapassado o sangrento homicídio citado no início deste texto. O escândalo dos diários secretos na Assembleia Legislativa não só deixou os políticos em má situação como também criou um clima de desconfiança em todo o estado.

Uma reportagem feita durante dois anos pela RPC TV e pelo jornal gazeta do povo, que por sinal fazem questão de frisar que foram eles que fizeram todo o trabalho, revelou algumas sessões e atos dos funcionários da Assembleia que não foi para o diário oficial. Pronto, a transparência e a ética dos políticos mais uma vez é colocada em cheque no nosso país. Nomes foram apontados já no primeiro dia e um deles era o do deputado estadual Jocelito Canto.

Que figura este Jocelito! Dono de um programa de rádio que “ajuda a população carente”. Nome do programa? Garagem da Esperança. Ele é quase um Silvio Santos dos Campos Gerais. Saiu da base da sociedade e chegou a ser prefeito. Joce é quase um Lula dos Campos Gerais. Só que Jocelito também tem muitos inimigos e sempre sofre acusações de corrupção. O mais peculiar é que ele sempre consegue escapar destas acusações com muita habilidade. Este Jocelito é quase um Paulo maluf dos Campos Gerais.

Que miscelância. O resultado disto é um político nato. Jocelito pode sofrer as piores acusações da imprensa, mas perde a oportunidade de falar com ela. Certa oportunidade, fui conversar com ele sobre acusações de desvio de verba. Jocelito não fez nem cara feia quando toquei no assunto. Ao contrário, ele sorriu e negou as acusações. Respondeu tudo com calma e tranquilidade. Será que não  é assim que se desmonta um repórter. No final desta entrevista, dei a oportunidade para Joce atacar o seu principal adversário político: o Prefeito Wosgrau. O que o homem me faz? Nada. Continua sorrindo e diz que Wosgrau pode não ter nada a ver com isso.

Nesta semana novamente Jocelito se tornou a bola da vez. A acusação da vez é uma funcionária fantasma. A tal mulher sequer sabia que trabalhva para o nobre Deputado. O que o acusado fez? Respondeu de forma calma e tranquila que não tinha nada a ver com isso. Ficou mais uma dúvida no ar. Não sabemos mais se ele é acusado ou vítima. A imprensa preferia focar nos acusados que xingaram os repórteres e que não quiseram falar. Será que é assim que se dá munição a um repórter? Eu não sei a resposta mas a velha raposa dos Campos Gerais sabe. Afinal não é qualquer um que incorpora Lula, Silvio Santos e Maluf em uma mesma personalidade.

Texto escrito para a disciplina de Jornalismo Opinativo na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails