Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de março de 2010

A vacina antidemocrática

Após o pânico causado pela epidemia da gripe A no ano passado, o mundo resolveu se blindar contra este mal. Já no começo deste ano, os países do Hemisfério Norte receberam as primeiras doses da vacina contra a doença. Estes países obtiveram relativo sucesso. O número de mortes causado pela Gripe A em 2010 foi bem menor do que de 2009. Agora que a campanha de vacinação se iniciou no Brasil, pessoas de até 40 anos e com mais de 60 anos, além de quem trabalha na área da saúde ou que sofra de patologias crônicas têm direito de receber a vacina. Mas e o resto da população?

Por mais que se diga que as pessoas que não serão vacinadas sofrem menos risco de morrerem com o vírus da Gripe A, é no mínimo controversa esta decisão do Ministério da Saúde de vacinar apenas uma parte da população. Afinal, todos os brasileiros pagam impostos e têm o direito de usufruírem dos mesmos benefícios. O que acontece se morrer uma pessoa entre esta idade no Brasil? De quem seria a responsabilidade? Do Governo? Duvido.
Qual o motivo disto tudo? Bem, o número de doses da vacina dá uma dica do motivo da seleção feita no Brasil. O cálculo é simples. São 83 milhões de doses compradas pelo Governo. O Brasil tem uma população de aproximadamente 180 milhões de pessoas. Ou seja, tem muita gente para pouca vacina. Fica uma questão no ar. A falta de doses da vacina justifica a não vacinação?
Não, absolutamente. laboratórios particulares venderão a vacina por cerca de 60 reais no Brasil. Isto significa que o problema das poucas vacinas compradas não foi na confecção (já que venderam até para laboratórios particulares) e sim a compra de poucas doses.
Infelizmente. Este ano o calendário já está definido. Cabe as autoridades brasileiras tentarem resolver esta questão nos próximos anos. Mesmo que o risco de morte para quem tem entre 40 e 60 anos seja menor, não vale a pena arriscar uma vida (ou dezenas) economizando verba para uma vacina. Ou será que quem está na nesta idade é imortal? Não pergunte para mim, pergunte para o Ministério da Saúde: 0800 61 1997

Texto escrito para a disciplina de Jornalismo Opinativo na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails