Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

19 de junho de 2010

Abandonados por dekasseguis e pela legislação

Conheça histórias de pessoas que aguardam acordo sobre lei da pensão alimentícia

Djalma, Margarete, Tânia e S.T. moram em cidades diferentes e poderiam nem se conhecer, mas algo em comum os uniu: eles foram abandonados ou perderam contato com brasileiros que foram para o Japão. Os quatro sofreram financeira e emocionalmente com estas perdas, já que ficaram sem o apoio de quem havia ido para o outro lado do mundo em busca de um futuro melhor para toda a família.

Não são poucas as famílias que passam por esta situação. Tanto que uma associação foi criada a fim de reivindicar os direitos de quem ficou no Brasil. A Associação das Famílias Abandonadas por Dekasseguis (AfadBrasil) tem atualmente 300 famílias registradas (inclusive os quatro casos desta reportagem), mas estima que no país 15 mil pessoas tenham sido abandonadas por parentes que foram trabalhar no Japão.

As histórias de abandono normalmente começam com as dificuldades financeiras no Brasil. Por causa delas, chefes de família se veem obrigados a ir trabalhar no Japão. O preço pago por isso é caro: muitos maridos e esposas são obrigados a ficar mais de 15 mil quilômetros distantes um do outro. A distância física pode acarretar inclusive na separação de casais.

E quando ocorre o divórcio, o sonho dekassegui acaba se transformando em pesadelo para quem ficou no Brasil. A falta de uma regulamentação nipo-brasileira em relação à lei da pensão alimentícia faz com que muitas famílias que têm parentes no Japão passem dificuldades financeiras por aqui. Mesmo com os altos salários pagos para seus parentes no outro lado do mundo.

A solução tentada na maioria das vezes é um acordo verbal de uma taxa mensal enviada por quem está no Japão. O problema é que nem sempre este trato é cumprido e nada pode ser feito judicialmente a respeito, já que os dois países não têm nenhum acordo diplomático em relação ao assunto. O resultado é que pais e mães de família no Brasil se veem obrigados a cuidar do sustento e da educação dos filhos sozinhos. 

Com a audiência pública ocorrida no Senado em abril, as famílias que perderam contato com os parentes no Japão deram um grande passo em relação a um acordo sobre a pensão alimentícia. A AfadBrasil teve a oportunidade de pedir publicamente uma solução que ajude a resolver os problemas dos abandonados por dekasseguis. Depois de quatro anos de tentativas, a ONG foi ouvida e agora espera ser atendida.

Muitas famílias abandonadas tiveram que esperar tanto uma solução que os filhos já acabaram se tornando maiores de idade. Mesmo assim, isto não apaga as dificuldades na criação e sustento de crianças pequenas. Conheça um pouco da história de Djalma, Margarete, Tânia e S.T. Exemplos de quem passou dificuldades por causa do sumiço de parentes no outro lado do mundo.

Reportagem publicada no jornal Nippo-Brasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails