Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

23 de junho de 2010

O que o povo realmente quer do Paraná?

Sem dúvida o dia 7 de junho de 2010 ficará na história do Estado do Paraná. Desde 1992, quando foi pedida nas ruas a saída do então presidente Fernando Collor de Mello, não acontecia tamanha manifestação pública em relação ao meio político. Os participantes do movimento “O Paraná que Queremos” deixou bem claro o que deseja: transparência entre os políticos e saída imediata dos deputados que estão envolvidos em denúncias de corrupção. Mas será que é apenas isto que o paranaense quer?

Podem ter certeza que não. Não foram poucas as vezes que pessoas saíram nas ruas a fim de reivindicar algo. Muito foi pedido e pouco foi ouvido. A diferença no caso do “O Paraná que Queremos” para a de outras manifestações no estado (como por exemplo, os protestos realizados em relação ao Aterro do Botuquara) é a grande atenção que está recebendo dos meios de comunicação do estado. Principalmente da RPC, filial da gigante Globo e envolvida diretamente no caso por ter feito as denúncias contra os membros da Assembleia Legislativa.

Não devemos tirar o mérito do grupo RPC, que fez um belo trabalho de apuração e investigação no caso dos Diários Secretos. Ao contrário, é assim que a imprensa deve se comportar. Fiscalizando e denunciando. Porém, este comportamento da emissora que privilegia os manifestos e não dão voz de defesa aos parlamentares é no mínimo contraditório, já que por muitas vezes pessoas que lutavam por seus direitos foram tratados como arruaceiros no noticiário do canal.

A cobertura que destacou valores como patriotismo e desejo de ética na política não lembra em nada o foco usado pela RPC em casos como as manifestações dos sem-terra, por exemplo. Com isso, uma dúvida paira no ar. Será que a cobertura da manifestação seria a mesma se o caso dos Diários Secretos não fosse derivado de denúncias da filial da Globo? E o que pode significar esta ampla cobertura das manifestações do povo?

Primeiramente significa o fortalecimento popular das denúncias e torna a saída do presidente da Assembleia Legislativa do Estado questão de tempo. Além disso, pode significar um marco histórico para a emissora, que de tempos em tempos lembrará o “belo movimento iniciado com as denúncias da RPC e que mostrava o que o povo queria”. É uma pena que não é apenas isto que o Paraná deseja.

O povo quer justiça e transparência na política. Também quer a resolução de problemas no Estado como a questão do lixo e do transporte público. E acima de tudo, o povo deseja uma cobertura justa de todas as reivindicações de movimentos populares. Será que após a ampla cobertura do “O Paraná que Queremos” todos terão voz na mídia? A resposta aparecerá quando outros movimentos sociais aparecerem e a TV der a cobertura desejada.

Texto escrito para a disciplina de jornalismo opinativo na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails