Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de outubro de 2010

A importância de um candidato com ficha limpa


Com o início da campanha eleitoral, muitos candidatos têm se mostrado capazes de merecer os votos dos eleitores. Alguns têm boas ideias e projetos viáveis. O problema é que apenas olhar para o presente dos candidatos não garante que eles mereçam confiança. Por isso, um dos fatores que deve (ou deveria) pesar na hora da escolha em quem votar é o conhecimento da trajetória dos políticos.

Só com a certeza de como foi esta trajetória dos candidatos é que os eleitores conseguem distinguir quem está apenas prometendo e quem tem condições de cumprir as metas apresentadas na hora da campanha eleitoral. Também através do passado dos políticos é que a população saberá se ele é de confiança e tem competência. E principalmente, o povo saberá se o político é honesto.

A lei “Ficha Limpa” está ajudando os eleitores nesta busca ao passado dos candidatos. Graças a grande pressão popular, a lei foi aprovada este ano e impede as candidaturas de políticos que estejam respondendo algum processo na justiça. Em outras palavras, se o político está tendo problemas com a justiça, ele é impedido de ser eleito para qualquer cargo até que esta acusação seja julgada.

O candidato deve ir além da ficha limpa

A lei Ficha Limpa ajudou a população na hora da escolha dos políticos, já que fez um primeiro “filtro” na hora das candidaturas. Porém, a lei não substitui a pesquisa dos candidatos por parte dos eleitores. Uma das causas disto está na própria lei: ela não impede a candidatura de políticos que foram condenados na justiça e já cumpriram o período de inelegibilidade (8 anos) que é previsto na Constituição Brasileira. Ou seja, mesmo com o filtro do Ficha Limpa, ainda existem candidatos que já tiveram problemas com a justiça. Vale a pena apurar estas informações antes da escolha dos candidatos.

Outro motivo está na própria função dos políticos. Ter um passado sem problemas com a justiça não garante que o candidato será um bom representante político. Ficha limpa é (ou deveria) ser obrigação de toda a pessoa que se candidata a um cargo público. Um político não é só feito de um passado limpo. Ele também precisa de muitas outras qualidades como competência, inteligência e bons projetos para conquistar o eleitor.

Por isso desconfie daqueles que dizem que ficha limpa é uma vantagem que o diferencia dos outros. A ficha limpa é apenas o ponto de partida de muitos pré-requisitos que um político precisa para ter o seu voto. Por isso, fique de olho e pesquise muito o que o seu político faz por você.

Artigo escrito para o site Fiscaliza Brasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails