Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

9 de dezembro de 2009

Fontes oficiais

Os alunos que participam das atividades laboratoriais do Foca Livre enfrentam um desafio todas as vezes que precisam fazer alguma reportagem com assuntos ligados à universidade. Conversar com as fontes oficiais da UEPG tem se tornado uma tarefa cada vez mais complicada para os estudantes envolvidos no projeto.

Para quem não conhece os jargões jornalísticos, fontes oficiais são todas as pessoas que podem responder por alguma organização. Ou seja, se necessitamos saber a opinião de algum órgão sobre determinado assunto, conversamos com seu representante. Esta pessoa não exprime apenas as suas ideias, mas também o ponto de vista de toda a instituição.

Na UEPG, as fontes oficiais se constituem nos chefes de departamento, no caso de assuntos relacionados a cursos; diretores e pró-reitores de setores administrativos, quando se trata de problemas ligados ao funcionamento da administração. Já para falar sobre problemas e acontecimentos da Universidade, a pessoa mais indicada para falar é o reitor.

O Foca Livre é um jornal que tem como compromisso cobrir acontecimentos e questões relacionadas à UEPG para satisfazer seu público alvo, a comunidade universitária. Não ter acesso as fontes oficiais dificulta muito o trabalho dos estudantes e futuros jornalistas. O esforço empenhado em conseguir encontrar alguém que responda pela UEPG resulta na formação de profissionais mais preparados.

Um exemplo disso é a matéria que trata sobre cargos comissionados, onde a reportagem tentou conversar com o reitor da UEPG sobre o assunto, mas não conseguiu. Quando os dois se encontraram, o reitor disse que estava muito ocupado para falar.

Produzir um jornal é muito mais do que escrever. Trata-se de um esforço no qual o jornalista busca encontrar a informação mais correta para repassar ao leitor. Esse é o objetivo do Foca Livre, mesmo que tenhamos dificuldades com as fontes oficiais. Talvez seja o desafio que ajude a formar profissionais de qualidade no jornalismo.

Editorial escrito para o jornal Foca Livre em 2009

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails