A classificação do Índice Geral de Cursos (IGC) 2008, divulgada no último mês pelo MEC, confirma a UEPG em 41° lugar entre as universidades brasileiras. A posição é bem distante do terceiro lugar noticiado pela Universidade após o resultado do Enade 2007, divulgado no ano passado. Mesmo assim, adesivos anunciando a UEPG entre as três melhores do Brasil podem ser encontrados nos Campus Central e de Uvaranas.
No IGC 2008, foram avaliados 15 cursos de extensão da Universidade. Pedagogia foi o que obteve o melhor desempenho. Porém, nenhuma graduação alcançou a nota máxima do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que varia de 1 a 5. Este desempenho colocou a UEPG como a 5° colocada entre as sete universidades públicas do Estado do Paraná.
A presidente da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UEPG, Mary Ângela Brandalise fala sobre a diferença dos resultados do Enade e IGC: “as pessoas tendem a confundir o Enade e o IGC. Um avalia os alunos das graduações através de uma prova. Já o outro é mais completo: leva em conta diversos fatores, como titulação de professores, infra-estrutura dos cursos e próprio Enade”, afirma Brandalise.
O professor de Física Pedro Rodríguez acredita que o resultado do IGC corresponde mais a realidade da universidade do que a nota do Enade. “Estar entre as 50 melhores do Brasil, o que não é tão ruim, é mais real do que ser a terceira melhor do país. O que foi feito no ano passado foi marketing baseado em resultado parcial”, diz o professor.
A distância da UEPG para o 3° lugar do Ranking do IGC é tão grande que para chegar a esta posição a universidade teria que ter a nota média 410 (de 0 a 500) em todos os cursos. A melhor nota conquistada este ano foi o 334 do curso de Pedagogia, bem distante deste índice. A Universidade ainda teve notas abaixo dos 300 em cinco cursos, sendo que a menor foi 242.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Marjorie Mendes, admite que mesmo com a melhor nota da Universidade este ano e o conceito 4 na avaliação do MEC, o curso ainda tem muito que melhorar. “Para chegar ao topo precisamos de muitas mudanças, como aumento de 4 para 5 anos do nosso curso e reformas na infra-estrutura também”, diz Marjorie.
Brandalise afirma que independente da posição da UEPG no índice, o IGC tem uma importância muito maior do que classificar universidades como melhores ou piores. “A real importância dos índices avaliativos é fazer as universidades reconhecerem suas carências e solucioná-las, independente de posições em Rankings”, afirma a presidente da CPA.
Conheça as diferenças entre Enade e IGC
IGC, CPC, Enade, IDD. São tantas siglas que os índices avaliativos dos cursos superiores no Brasil ainda causam muita confusão em professores e estudantes nas universidades brasileiras. Conheça o que significa cada um e como é medida a qualidade no ensino superior no Brasil:
Enade: o Exame Nacional do Estudante (Enade) é uma prova aplicada aos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos superiores no país. Cada curso participa da prova de três em três anos. A nota varia de 0 a 100 e envolve conhecimentos gerais e específicos das disciplinas de cada graduação.
IDD: o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) compara as notas dos estudantes quando ingressam e concluem um curso na universidade. Através deste comparativo, o MEC tentar descobrir o que cada curso de graduação agregou ao conhecimento do estudante.
CPC: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um índice baseado no resultado do Enade (60% da nota), titulação e regime integral de professores (30%), método de ensino (5%) e infra-estrutura dos cursos (5%). O CPC varia de 0 a 500 (o da UEPG é 308) e em faixas de 1 a 5 (a UEPG está na faixa 4).
IGC: o Índice Geral de Cursos é alcançado através da junção da nota dos cursos de graduação, que é o CPC, juntamente com o conceito dos cursos de pós-graduação de cada universidade, que é feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O IGC é a nota definitiva dos cursos superiores no país.
Reportagem publicada no jornal Foca Livre em 2009
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