Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

21 de março de 2010

Japão: onde a preço de banana significa caro

Imagine um lugar onde o quilo da melancia custe 50 dólares e a justificativa é que a fruta já sai quadrada para se guardar na geladeira. Pois este lugar existe. A terra do sol nascente é considerada o segundo lugar mais caro do mundo para se viver, mas a sua capital (Tóquio) é considerada a cidade mais cara do mundo.

O que eleva o custo de vida no Japão é o preço da alimentação. Em um país onde a maioria dos alimentos é importada ou industrializada, o preço vai lá para o alto.  O motivo é simples.  Não há muito espaço para se plantar, tanto que qualquer terreno baldio é aproveitado para se plantar arroz, principalmente no interior do país.

Um almoço vendido em lojas de conveniência custa de 15 a 20 reais. O “marmitex” vem em uma bandeja com uma porção de arroz, uma carne e um pouquinho de salada. Esta é a opção mais barata para quem quer se alimentar. Mas com o salário ganho lá (em média 4 mil reais), dá para se alimentar a viver bem.

Os aluguéis também ajudam a aumentar o custo de vida no Japão. Uma kitinet (simples para os padrões nipônicos) custa cerca de 1.500 reais por mês. Compra uma casa sai muito mais caro que isto. Normalmente as prestações são tão extensas que são passadas de pai para filho.

Mas nem tudo é caro no Japão. Como não são importados, aparelhos eletrônicos e automóveis são bens acessíveis para todos que trabalham. Isso leva a crer que mesmo com alto custo de vida, o Japão é um país que vive muito bem ,obrigado. O pessoal é tão acostumado com os preços de lá que o fantasma não é a inflação e sim a deflação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oieeee!!! Estou repassando o blog para amigos que vivem no Brasil,porque estou vendo que será a MELHOR maneira de mostrar como é a vida por aqui!!!! Ficou legal o post... e gostei das imagens também, todo mundo comentando agora da melancia quadrada,rs...

Carlos: disse...

Eu quero uma melancia quadrada husahuasuh

Related Posts with Thumbnails