Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de março de 2010

A missão falida de Hillary Clinton

Após a visita de Hillary Clinton ao Brasil, a imprensa americana decretou o fracasso da missão da secretária de Estado americana. A agência de notícias Reuters decretou: “Clinton fails to win over Brazil on Iran”. O Yahoo News também tratou a visita de Hillary como fracassada “Hillary Clinton fails to convince Brazil to support Iran sanctions”. Este resultado mostra que a influência americana no Brasil está menor, Será sinal de enfraquecimento de Clinton ou de fortalecimento tupiniquim.
 
Fail. A palavra que significa fracassar ou falhar deu a tônica de todos os textos da imprensa americana sobre a visita de Clinton ao Brasil. Foi a primeira vez que ela esteve aqui oficialmente. E a vinda de uma das mulheres mais poderosas do mundo tinha um objetivo bem pontual: falar sobre as “amizades” de Lula com inimigos do império americano.
 
Hillary veio e falou. Falou sobre Chávez e sobre Ahmadinejad. Criticou o comportamento dos dois e pediu apoio do Brasil. A Venezuela era o alvo menor. Mas a secretária de Estado não perdeu a chance: “O comportamento do presidente da Venezuela é preocupante. Ele deveria olhar para o comportamento do Brasil e do Chile”, disse a secretária. Já em relação ao Irã, o assunto foi outro. Hillary falou que a única solução para frear os planos do presidente do país no Oriente Médio são as sanções.
 
Como sempre Lula escutou tudo que Clinton falou, mas não concordou. O presidente do Brasil se posicionou totalmente contra a qualquer tipo de sanção ao Irã. Vale lembrar que não faz muito tempo que Ahmadinejad esteve aqui e conversou amistosamente com o presidente do Brasil. Esta estratégia de ser amigo de todos tem feito bem ao nosso país e a imagem de Lula. Mas a visita de Hillary mostrou que chegará a hora na qual ele terá que se posicionar. Ficar do lado do “bem” ou do “mal”.
 
Não foi desta vez. Mesmo com todo o peso de ser a ex-primeira dama dos Estados Unidos que superou a traição do marido presidente e entrou para a carreira política se tornando senadora e quase candidata a presidente, Hillary Clinton não desdobrou a raposa Lula. Sequelas da visita ficaram. Obama já cancelou a visita que iria fazer ao Brasil este ano. Afinal, se Hilary fracassou na visita, por que vir aqui? O único motivo seria curtir as belas praias daqui, algo que nem a secretária de estado americana fez. Quem sabe assim a visita seria menos fracassada (fail).

Texto escrito para a disciplina de Jornalismo Opinativo na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails