Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

19 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DO PORTAL COMUNITÁRIO

Introdução

Na década de 1960, muito antes de se pensar em jornalismo na web, o jornalista alemão Otto Groth listava alguns conceitos que definiriam um produto jornalístico: “periodicidade, atualidade, universalidade e difusão coletiva” (GROTH, apud FAUS, 1966). Usando o conceito de Groth, podemos analisar a situação do Portal Comunitário. Segundo o texto publicado no próprio site, “o Portal Comunitário é um projeto de extensão implantado pelo Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa conta com a parceria de Associações de moradores, Sindicatos de trabalhadores, Movimentos sociais, Organizações-não governamentais e outras organizações populares da cidade de Ponta Grossa” (http://www.portalcomunitario.jor.br/page.php?61).

A partir desses quatro conceitos listados por Groth para definir um produto jornalístico, foi identificado que se fazia necessário um trabalho para melhor difusão das atividades de associações de moradores, ONGs e sindicatos de trabalhadores de Ponta Grossa. Era a “difusão coletiva” que não só definiria o Portal Comunitário como um produto jornalístico como também ajudaria no crescimento da periodicidade, atualidade e universalidade. A periodicidade aumentaria, já que à medida que o trabalho se torna mais conhecido, aumentaria também as demandas por publicação de conteúdo. Esta demanda também forçaria o site a se manter sempre atual, sob pena de perder o público conquistado com o trabalho de difusão. Por fim, a universalidade seria alcançada uma vez que as atividades dos grupos noticiados pelo Portal Comunitário seriam conhecidas para além das fronteiras de seus bairros, ONGs, associações e sindicatos. A partir destas demandas, delimitou-se um trabalho de divulgação do Portal Comunitário.

Trabalho apresentado no CONEX 2010 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails