Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

19 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DO PORTAL COMUNITÁRIO

Metodologia

Com o objetivo de melhor divulgar o trabalho feito pelo Portal Comunitário na web, foram pensadas algumas estratégias de acordo com o meio (internet). Existem dois caminhos para a difusão de conteúdo que está na web: a divulgação online e a divulgação offline.

A divulgação online se dá através do próprio meio, ou seja, trabalhando com a promoção do conteúdo dentro da própria web. Pode ser feita através das redes sociais, como o Orkut e Twitter, também através da promoção perante os buscadores, ou através de difusão de conteúdo por e-mail. Já a divulgação offline é feita fora da internet. Pode ser feita através de outras mídias, como cartazes, jornal, rádio, TV ou com o uso da comunicação interpessoal.

Devido à facilidade do hiperlink, a divulgação online foi considerada mais efetiva que a offline.  Afinal, é muito mais simples dar um clique do que escrever todo um endereço da web. Com isso, foi decidido como estratégia principal a divulgação online do Portal Comunitário. A divulgação pela internet é algo ainda novo e totalmente diferente da utilizada em outros meios. Para fazer a divulgação na internet, é preciso conhecer algumas “regras do jogo”. Uma pesquisa para encontrar quais seriam os melhores caminhos para a divulgação de conteúdo foi feita. A base para esta pesquisa foram as estatísticas do próprio Portal Comunitário e de outros sites na internet.

    Antes de descrever a metodologia do trabalho, se faz necessária a explicação de alguns termos técnicos da internet que são fundamentais para o trabalho de divulgação. Um dos conceitos importantes é o de redes sociais. Segundo a definição da pesquisadora Gabriela da Silva Zago, “Sites de redes sociais podem ser definidos como serviços da web que permitem aos seus usuários (1) construir um perfil público ou semi-público em um sistema interligado, (2) articular uma lista de outros usuários com os quais eles compartilham uma conexão, e (3) ver e cruzar suas listas de conexões e aquelas feitas por outros no sistema (Boyd e Elisson, apud Zago, 2007). Com base neste conceito, pode-se entender a importância das redes sociais para o trabalho de divulgação do Portal Comunitário, já que seria através do perfil público que seria mostrado o conteúdo do veículo. Seria algo como transcender o trabalho do próprio site para outro local na internet.

    Outra palavra-chave importante para explicar como foi o trabalho de divulgação é a “Page Rank”. Trata-se de uma classificação criada pelo Google para definir quais sites têm mais autoridade. Este ranqueamento influi diretamente na forma como uma página da internet é localizada nas buscas. O “Page Rank” é definido através do número de links externos que uma página de internet recebe. O valor varia de zero a dez. Como o Google é o site mais visitado do Brasil (ranking Alexa ) e a maior fonte de visitas do Portal Comunitário, investir na distribuição de links pela web para melhorar o “Page Rank” foi uma das estratégias escolhidas.

    Com base no trabalho junto as redes sociais e a distribuição de links na web se fundamentou a divulgação do Portal Comunitário. Foi criado um perfil do Portal Comunitário no Twitter e no Orkut. Estes perfis não só ajudaram o site a ser conhecido em outros ambientes da web como também auxiliaram no processo de interação com o público.

O Twitter é considerado um dos sites mais revolucionários da internet atualmente. Através de um perfil uma pessoa ou entidade pode mandar mensagens a outros usuários que o seguem. O grande volume de informações faz o site ser uma fonte preciosa de pesquisas. Nesta rede social a divulgação se deu através das mensagens no site, que ofereciam aos usuários da rede social as matérias produzidas pelo Portal e também serviços como agenda cultural e eventos da comunidade de Ponta Grossa, assim trazendo os usuários do Twitter para o Portal Comunitário.

Através do Orkut, foi criado um perfil onde os usuários podem interagir e mandar mensagens para o Portal Comunitário. Outra forma de divulgação nesta rede social foi através das comunidades dentro do site. Como é a rede social mais popular do Brasil, o Orkut colaborou com a divulgação ao atingir diretamente o público alvo do site: as pessoas que fazem parte dos bairros e associações noticiadas pelo Portal.

Além dessas ações, trabalhou-se com a difusão de matérias do Portal em sites agregadores de notícias, como, por exemplo, o Dihitt (http://dihitt.com.br) e o Google Notícias (http://news.google.com.br/). Estes sites não só se tornaram fontes de links externos como também trouxeram visitas ao Portal Comunitário. No caso do Google News, foi necessário fazer um pedido formal e, depois de uma análise, o Portal Comunitário foi aprovado.

Trabalho apresentado no CONEX 2010 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails