Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

19 de junho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE DIVULGAÇÃO DO PORTAL COMUNITÁRIO

Resultados

Pouco tempo após o início deste trabalho de divulgação, os resultados começaram a aparecer. Já em setembro, o Portal Comunitário chegou a mais de vinte mil visitas, passando a média de visitas mensais de 10 mil para 25 mil visitas. Até nos meses de janeiro e fevereiro, em que o Portal Comunitário diminuiu suas atividades e não houve tanta margem para a divulgação das notícias, as visitas passaram dos 10 mil usuários. Confira os dados de visitação do site após o início do trabalho de divulgação:

Mês Visitas
Abril 2010 30400
Março 2010 23916
Fevereiro 2010 10632
Janeiro 2010 10898
Dezembro 2009 14578
Novembro 2009 25406
Outubro 2009 32336
Setembro 2009 21746


O perfil no Twitter (http://twitter.com/noticiaspg) conta atualmente com 1650 seguidores, em sua grande maioria da região dos Campos Gerais. O número de cadastros no Portal Comunitário passou de 120 para 360 neste período. Graças a este crescimento, foi criado um boletim de notícias semanal, e-mail que chega a todos os usuários cadastrados no site com os principais fatos da semana. Entre os cadastrados estão pessoas da imprensa ponta-grossense, que têm toda a liberdade de reproduzir o conteúdo do Portal Comunitário, desde que a fonte seja citada. Um exemplo de conteúdo reproduzido na mídia local é uma reportagem que foi colocada no site da Rádio Clube.
O Page Rank do Portal Comunitário neste período passou de 1 para 3, o que significa um melhor posicionamento no Google. Veja os exemplos abaixo com os 3 primeiros sites encontrados quando se faz algumas buscas.

Termo: Notícias de Ponta Grossa
1° www.diariodoscampos.com.br/
2° www.interponta.com.br/
3° www.portalcomunitario.jor.br/

Termo: Ponta Grossa News
1° www.jmnews.com.br/
2° twitter.com/PontaGrossaNews
3° www.portalcomunitario.jor.br/

Nestes dois exemplos, o Portal Comunitário está na frente de todas as rádios e TVs da cidade, estando sempre na companhia de um dos jornais. Isto mostra que alguns resultados já foram alcançados com o trabalho de divulgação realizado.

Conclusões

Com pouco mais de seis meses de trabalho, a divulgação do Portal Comunitário alcançou alguns resultados expressivos. O número de visitantes praticamente triplicou no período e o número de usuários cadastrados também. Porém há muito mais o que fazer no trabalho de divulgação. O próximo passo é tentar aproximar mais o Portal Comunitário dos seus usuários para aumentar a interatividade dentro do site. Outro elemento revelado com o trabalho de divulgação foi que o número de visitas depende essencialmente no número de atualizações do site. Isto leva a crer que outro fator a ser investido a partir de agora é a publicação de mais conteúdos no site. Por fim, conclui-se que a evolução no número de visitas no Portal Comunitário indica a importância do trabalho de divulgação pela internet, seja em por meio de redes sociais, seja em estratégias para melhorar a posição do site nos buscadores de conteúdo.

Trabalho apresentado no CONEX 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails