Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de outubro de 2010

Qualidade de vida e estabilidade financeira faz ex-dekasseguis optarem pelo Brasil


Enquanto alguns brasileiros sonham em ir ao Japão em busca de salários melhores, um grupo de ex-dekasseguis têm feito o caminho contrário: depois de retornar para o Brasil, se estabilizaram financeiramente e nem pensam em enfrentar o estresse da rotina de trabalho no outro lado do mundo. O ex-imigrante que opta por ficar se diz grato pelo o que alcançou na terra do sol nascente, mas diz que aqui é o melhor lugar para viver.

Segundo dados do governo japonês, 80 mil dekasseguis retornaram ao Brasil entre outubro de 2008 e Março deste ano. Grande parte destas pessoas voltaram devido a crise econômica. Mas outros fatores também têm pesado na escolha definitiva pelo país natal. Qualidade de vida, possibilidade de crescimento no trabalho e proximidade da família são alguns destes motivos.

São os casos de Emerson Teixeira, Raquel Frediani e Márcia Iwasaki. Estes três brasileiros foram para o Japão, mas agora querem construir a vida por aqui. Para eles, o Brasil é o local onde podem administrar seus negócios, criar seus filhos e manter a saúde em dia. Cada um destes ex-dekasseguis têm seus motivos para escolher o país natal para crescer e prosperar. Confira agora a história deles. 
 
Reportagem publicada no jornal NippoBrasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails