Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

8 de dezembro de 2010

Jornal semestral é a forma de comunicação do Siemaco com associados

Quatro páginas escritas em formato tabloide, impressas em papel comum. Uma vez a cada seis meses. É esta a forma utilizada pelo Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental, Áreas verdes, Vias Rodoferroviárias e Similares de Ponta Grossa e Região) para divulgar “oficialmente” as atividades realizadas junto com os garis e outros associados. O jornal se chama Tribuna do Asseio, que tem tiragem de 2 mil exemplares.

O jornal destaca na maioria das vezes eventos de lazer e entretenimento que é organizado pelo Siemaco. Por exemplo, o destaque da edição do segundo semestre de 2010 é a comemoração do dia do gari (que ocorre em 16/05). Passando os olhos pela primeira página há uma nota falando que a atual presidente do sindicato, Maria Donizete Teixeira Alves, também assumiu a presidência da Feaconspar, a Federação dos Empregados de Asseio e Conservação do Paraná.

A linguagem utilizada na Tribuna do Asseio é simples e o jornal tem muitas imagens, principalmente nas primeira e última página. Conteúdo de serviço e interesse dos garis são utilizados nas páginas centrais do jornal. Destaque para a tabela dos valores de salários dos funcionários.

Outro ponto a se destacar na Tribuna do Asseio é a presença de Maria Donizete nas fotos. Das vinte fotos com elemento humano no informativo ela aparece em dez, sendo que em seis fotos Maria Donizete tem amplo destaque. Ela explica que isto acontece por que normalmente é ela que participa dos eventos que estão no jornal: “nos eventos que tem outros diretores, normalmente são eles que representam”.

Donizete também diz que o jornal é importante para a prestação de contas com os associados. “o nosso jornal acaba se tornando uma referência perante aos trabalhadores. Trata-se de uma forma de manter contato com a nossa comunidade”, explica Donizete. A tribuna do Asseio é encontrada na sede do Siemaco e a distribuição do jornal é gratuita. O jornal pode ser encontrado na sede do Siemaco.

Site do Siemaco

Além da Tribuna do Asseio, o Siemaco de Ponta Grossa conta também com um site (http://www.siemacopontagrossa.com.br/). Porém, a página não conta com atualizações, visto que ainda há chamadas para o dia do gari (ocorrido em 16 de maio). Por outro lado, o site proporciona aos associados consultas de piso salarial e médicos que têm convênio com o sindicato.

No site ainda é possível encontrar os arquivos do jornal Tribuna do Asseio. Eles estão em formato Pdf. Tal como no jornal, a imagem de Donizete tem destaque. Uma foto dela aparece na página principal, junto com uma mensagem “palavra da presidente”. 

Matéria escrita para o site Portal Comunitário em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails