Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

27 de novembro de 2009

Desistência do Santa Paula deixa Campos Gerais fora da elite do futsal no estado

Dívidas, disputas judiciais e problemas políticos. Esses são alguns dos motivos que deixaram a cidade de Ponta Grossa sem representante na Série Ouro da Liga Paranaense de Futsal, que começou no dia 14 de Março. Apesar de ter ficado na 12° posição entre dezesseis participantes e não ter sido rebaixado no ano passado, o Santa Paula desistiu de sua vaga no campeonato deste ano. Essa é a terceira vez que a região dos Campos Gerais fica sem nenhuma equipe na liga, disputada desde 1995.

O Santa Paula disputou a principal divisão do futsal paranaense em 2007 e 2008. A historia recente da equipe está ligada ao empresário Tércio Miranda e ao presidente clube, o ex-vereador Nereu Malaquias. Até 2005, o clube disputava apenas campeonatos amadores municipais. Nesse mesmo ano, Tércio, até então era responsável por uma companhia de rodeio, resolveu investir no futsal em Ponta Grossa. O empresário propôs parcerias com os clubes mais tradicionais da cidade, como o Verde e o Guarani, mas apenas o Santa Paula aceitou o projeto de Tércio Miranda.

Com o reforço financeiro de Tércio (despesas de 12 mil reais/mês em 2005 e 25 mil reais/mês em 2006), o Santa Paula/Tércio Miranda foi campeão da Série Bronze do futsal paranaense (equivalente a terceira divisão) em 2005 e da Série Prata em 2006. “A nossa estrutura era muito superior a das outras equipes. Nossa folha salarial era de Série Ouro. Ganhamos fácil naqueles anos”, diz Erickson, ex-jogador do Santa Paula de 2005 a 2007. Os investimentos de Tércio não pararam por aí. Em 2007, ele resolveu investir ainda mais na equipe, trazendo jogadores consagrados com Manta, que já jogou na seleção brasileira de Futsal.

Para disputar Série Ouro do campeonato paranaense, Tércio gastava 50 mil reais por mês em 2007. Mas, a equipe não deu o retorno esperado. “O Tércio se decepcionou por ter colocado tanto dinheiro na equipe”, diz Bian, que hoje trabalha com Tércio no clube Verde. Apesar de ter o segundo maior orçamento do campeonato, a equipe de Ponta Grossa ficou apenas na nona posição entre 16 times do campeonato. Nesse mesmo ano, Tércio Miranda desfez a parceria com o Santa Paula e se afastou do futsal da cidade. A equipe ficou na responsabilidade de Malaquias, presidente do clube que em 2008 iria se candidatar novamente a vereador de Ponta Grossa.

“Como a equipe não tinha dinheiro, Nereu buscou uma parceria com o Fogaça”, diz Leandro Fussa, ex-jogador do Santa Paula. Edilson Fogaça também se candidataria a vereador em 2008. O problema é que o dinheiro de Fogaça e Nereu não foi suficiente para montar uma equipe forte como as dos anos anteriores e o Santa Paula ficou em 12° lugar na competição. Equipe ainda acumulava dívidas com a federação paranaense e com os atletas da equipe, inclusive Manta, que entrou na justiça contra o Santa Paula. Fogaça se reelegeu vereador e se afastou da equipe ainda em 2008, mas Nereu Malaquias recebeu apenas 625 votos e não foi eleito.

Até o início do campeonato desse ano o Santa Paula buscou parceiros para financiar sua participação no campeonato. A equipe pediu ajuda até a prefeitura municipal e a Tércio Miranda, que preferiu fechar parceria com o clube Verde para a disputa da Série Prata desse ano. Seu projeto é subir para a Série Ouro e ser campeão do estado, planos parecidos com os de em 2005. Esse ano o Santa Paula vai disputar apenas o municipal de futsal em Ponta Grossa. 
 
Reportagem escrita para a disciplina de Redação Jornalística II na Universidade Estadual de Ponta Grossa  (UEPG) em 2009

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails